33.º “Encontrão”
dos Antigos Alunos do Colégio de Lamego
Muitos dos antigos alunos do Colégio de Lamego acorreram ao habitual “Encontrão”, que teve lugar em Lamego no passado dia 30 de maio, onde se reviveram os tempos em que passaram por este nobre Colégio.
De todas as idades, provindos dos mais recônditos lugares, acorreram em massa à chamada, entusiasmados por um programa especialmente inovador, mas principalmente pela alegria que sempre é compartilhar vivências passadas, recordar maroteiras, trocar saudades, reviver bons momentos.
As celebrações centraram-se na cerimónia litúrgica presidida pelo nosso distinto Padre Diretor, Dom Avelino Teixeira, concelebrada pelos demais sacerdotes do Colégio.
Na habitual sessão de confraternização que se seguiu, o Presidente da Associação de Antigos Alunos, Dr. José Alberto Marques, usou da palavra e enalteceu o espírito de unidade e de sã camaradagem que persiste nos alunos, percorrendo todas as gerações. Bem animada foi a sessão de fados com que se encerrou esta sessão. Este ano com direito a vedetas convidadas, não fosse a voz dos habituais e dotados antigos alunos cantores poder falhar. De Coimbra, e “depois de apagar as luzes e acender a lua”, vieram e encantaram, com as suas guitarras, com o seu violino, com as vozes firmes e de raro timbre. A estes se juntaram algumas outras vozes, não menos afinadas, dos presentes, em improvisos que nada o pareciam, tal o acorde perfeito, as entradas a tempo, como que longamente combinadas.
Um lauto almoço veio na peugada, onde se continuaram as conversas de infinitas recordações, de demanda por colegas faltosos, de convívio salutar, bem nutrido de excelentes iguarias, bem ensopado, bem regado, bem doce.
Já de véspera tudo apontava para o esplendor da festa: o tradicional jogo de voleibol, em que os veteranos campeões defrontaram os alunos mais jovens, seguido de um jantar retemperador de forças, a que não faltou o frango assado que tantas saudades provocou, lembrança dos “requintados” almoços de domingo, da adolescência faminta de muitos dos presentes.
Muito se conversou, muitas recordações: dos antigos professores, saudades dos colegas que não puderam aparecer, piadas a torto e a direito, e promessas de para o ano não faltar ninguém e ainda trazer outros amigos para que, como referiu o Presidente da Associação dos Antigos Alunos na sua alocução, se continue a fazer “de cada sucesso e de cada meta alcançada, o impulso de energia para novos desafios e outras conquistas”.
Um muito obrigada ao Colégio, ao Dr Fernando Almeida e amigos de Coimbra, aos nossos colegas e amigos Diamantino e Dr Pedro Martha que possibilitaram à nossa Associação ter o seu espaço (uma pequena sala) no Colégio, e crescer “uma associação com a importância e prestígio como esta a que nos orgulhamos pertencer”.
E como disse o nosso Presidente “saibamos fazer deste ato de festa, um momento de renovação do superior espírito deste Colégio de Lamego, que faz de cada sucesso e de cada meta alcançada, o impulso de energia para novos desafios e novas conquistas.”
Becas Laranjo - Antiga Aluna
In Arcádia