Pe. POLICARPO, O.S.B.
"O BONDOSO"
Senhor Padre Prior e Director do Colégio de Lamego
Senhor Vice-Presidente da Assembleia Geral da AAACL
Senhor Presidente da Direcção da AAACL
Senhores Padres;
Senhores e Senhoras Professoras;
Meus Caros Colegas;
Senhoras e Senhores;
Sejam bem vindos ao nosso Colégio e a mais um Dia do Antigo Aluno.
Hoje prestamos homenagem ao nosso querido Pe. Policarpo, O.S.B. “O Bondoso”.
Pediram-me para tecer algumas palavras nesta sua justa homenagem que aceitei e de bom grado.
E começaria por referir algumas das principais características que definem o nosso homeneageado – Pe. Policarpo: Lealdade, Respeito, Humildade e Sabedoria.
A lealdade é um dos pilares que sustentam o real valor do homem e quatro coisas deve o educador ter sempre em mente: os seus conhecimentos, a sua conduta, a sua integridade e a sua lealdade.
Ora, estes atributos, sem qualquer margem de dúvida fazem parte do carácter e personalidade do Pe. Policarpo.
Como a maioria dos alunos do nosso Colégio, principalmente, os mais antigos, chegámos a esta Instituição com cerca de 11 anos de idade e eu fui um deles. Estávamos na década de 60 / 70. Todos nós eramos, passe, a expressão, uma “ pedra bruta “ que necessitava de ser cinzelada, educada e formada.
E, desde logo, ficamos com as nossas referências. Uma dessas grandes referências foi, sem sombra de dúvida, o nosso querido Pe. Policarpo.
É um Homem bondoso, sempre encontrou soluções justas e sensatas para os problemas do dia-a-dia com que nos deparávamos na nossa juventude e na caminhada para o futuro.
Sempre conseguiu ao longo dos anos manter e preservar uma postura de bondade. Preferia dar uma palavra amiga do que um castigo. E essa era uma das suas formas adoptadas de corrigir quem praticava um erro ou infringia uma regra de educação.
Sempre reservou e continua a reservar um lugar proeminente para a lealdade e a sinceridade que residem numa perfeita identidade. E o Pe. Policarpo, consegue preservar essa lealdade que é um dos pilares que sustentam o real valor do homem.
Há horas em que o homem está cheio de angústia e revela ao amigo coisas que até aí dissimulou com muito cuidado; a alma sente-se então levada irresistivelmente a comunicar-se toda inteira, a abrir mesmo as suas profundezas íntimas ao amigo, para que cresça a sua amizade por nós. Ora aqui está um dos grandes atributos do Pe. Policarpo: O saber ouvir, o saber aconselhar, o saber educar, o saber respeitar, o ser um verdadeiro amigo.
O Pe. Policarpo tem outras virtudes - a humildade e a solidariedade, que traduzem a procura e o respeito da dignidade individual de cada um de nós. Quando o homem pondera a respeito da conduta a seguir, termina por preferir sempre a via da moderação.
E tal como dizia Pitágoras, “ a primeira lei do homem deve ser o respeito de si mesmo “.
O sentido real que se pode encontrar para uma vida feliz é ser honesto e leal com a sua própria consciência. É poder deitar a cabeça no travesseiro sem sentir que ficou devendo algo a alguém ou, o que é pior, a si próprio.
O Pe. Policarpo, como formador e condutor de Homens, neste Colégio, dá-nos o exemplo.
Foi e é o nosso perfeito, professor e amigo.
Continua com a mesma postura de sempre.
Que Deus o preserve por muitos e muitos anos.
Deste homem, um dia rezará a história deste Colégio pela forma conseguida de ter tido sempre no nosso seio um Homem bondoso, respeitado, sabedor, humilde e muito amigo de todos nós.
Pe. Policarpo, pela minha parte, pela nossa Associação de Antigos Alunos ( AAACL ) e por toda esta vasta plateia de convidados lhe manifestamos um profundo agradecimento pelo seu elevado carácter como Homem, como Padre e como Educador.
Obrigado
Manuel Dória Vilar ( ex-aluno)
31 de Maio de 2008