banner topo

Atividades Culturais

Sob a orientação da Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamego (A.A.A.C.L.), e com a prestimosa colaboração da Câmara Municipal de Tarouca, no mês de outubro foi levada a efeito uma sessão cultural de cariz monástica/beneditina.
A realização do evento teve lugar no Auditório Adácio Pestana que, simultaneamente, englobou uma exposição de pintura, da autoria do monge beneditino Pe. Paulino Luiz de Castro, subordinado ao tema "HOUVE UM HOMEM BENTO".
Usaram da palavra: Pe. Avelino Martins da Silva (osb) diretor do Colégio de Lamego e antigo aluno, Dr.ª Amélia de Albuquerque, Dr. José Pessoa e o autor da obra.
Este acontecimento cultural já foi levado pela A.A.A.C.L., às seguintes localidades:
- Lamego (2 vezes), Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Resende, Armamar, Barcelos, Mondim de Basto, Braga, Santo Tirso, Porto, Vila Nova de Foz Côa e Tarouca.

A A.A.A.C.L. patrocinou a publicação de um livro explicativo das pinturas cujo título também é "HOUVE UM HOMEM BENTO".

A A.A.A.C.L. tem também outra exposição, esta fotográfica, de um antigo aluno, Dr. Dinis Cortes, intitulada "DOURO PATROMÓNIO NATURAL".
A mesma já visitou:
- Lamego, Peso da Régua, Armamar, Mesão Frio, Sande (Lamego) e Vila Nova de Foz Côa e Mêda.
Sobre os temas expostos, palestrou sempre com brilhantismo o seu autor e querido amigo Dr. Dinis Cortes.
É justo dizê-lo que todas estas manifestações culturais, terminaram sempre com um porto de honra generosamente oferecido pelo vice presidente da A.A.A.C.L., Dr. Pedro Martha e pelas entidades que tão bem nos têm recebido. "BEM HAJAM".
Com estas iniciativas, todos vamos saciando as saudades "DO VELHO CASARÃO DA ORTIGOSA".
 
As exposições referidas podem ser apreciadas na antiga e saudosa "CASA DA QUINTA", agora recuperada e com o novo nome de "GALERIA BENEDITINA".
 
Mais se informa que a sede da Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamego (AAACL) terá lugar nesse novo espaço que será inaugurado no próximo dia 27 de Maio, aquando da festa do Antigo Aluno 2017.

Recordar é Viver

campeoes nacionais1973

33.º “Encontrão”

dos Antigos Alunos do Colégio de Lamego

Muitos dos antigos alunos do Colégio de Lamego acorreram ao habitual “Encontrão”, que teve lugar em Lamego no passado dia 30 de maio, onde se reviveram os tempos em que passaram por este nobre Colégio.

De todas as idades, provindos dos mais recônditos lugares, acorreram em massa à chamada, entusias­mados por um programa especialmente inovador, mas principalmente pela alegria que sempre é compartilhar vivências passadas, recordar maroteiras, trocar sauda­des, reviver bons momentos.

As celebrações centraram-se na cerimónia litúrgica presidida pelo nosso distinto Padre Diretor, Dom Aveli­no Teixeira, concelebrada pelos demais sacerdotes do Colégio.

Na habitual sessão de confraternização que se se­guiu, o Presidente da Associação de Antigos Alunos, Dr. José Alberto Marques, usou da palavra e enalteceu o espírito de unidade e de sã camaradagem que per­siste nos alunos, percorrendo todas as gerações. Bem animada foi a sessão de fados com que se encerrou esta sessão. Este ano com direito a vedetas convida­das, não fosse a voz dos habituais e dotados antigos alunos cantores poder falhar. De Coimbra, e “depois de apagar as luzes e acender a lua”, vieram e encanta­ram, com as suas guitarras, com o seu violino, com as vozes firmes e de raro timbre. A estes se juntaram al­gumas outras vozes, não menos afinadas, dos presen­tes, em improvisos que nada o pareciam, tal o acorde perfeito, as entradas a tempo, como que longamente combinadas.

Um lauto almoço veio na peugada, onde se conti­nuaram as conversas de infinitas recordações, de de­manda por colegas faltosos, de convívio salutar, bem nutrido de excelentes iguarias, bem ensopado, bem regado, bem doce.

Já de véspera tudo apontava para o esplendor da festa: o tradicional jogo de voleibol, em que os vetera­nos campeões defrontaram os alunos mais jovens, se­guido de um jantar retemperador de forças, a que não faltou o frango assado que tantas saudades provocou, lembrança dos “requintados” almoços de domingo, da adolescência faminta de muitos dos presentes.

Muito se conversou, muitas recordações: dos antigos professores, saudades dos colegas que não puderam aparecer, piadas a torto e a direito, e promessas de para o ano não faltar ninguém e ainda trazer outros amigos para que, como referiu o Presidente da Asso­ciação dos Antigos Alunos na sua alocução, se conti­nue a fazer “de cada sucesso e de cada meta alcança­da, o impulso de energia para novos desafios e outras conquistas”.

Um muito obrigada ao Colégio, ao Dr Fernando Al­meida e amigos de Coimbra, aos nossos colegas e amigos Diamantino e Dr Pedro Martha que possibilita­ram à nossa Associação ter o seu espaço (uma peque­na sala) no Colégio, e crescer “uma associação com a importância e prestígio como esta a que nos orgulhamos pertencer”.

E como disse o nosso Presidente “sai­bamos fazer deste ato de festa, um mo­mento de renovação do superior espírito deste Colégio de Lamego, que faz de cada sucesso e de cada meta alcança­da, o impulso de energia para novos de­safios e novas conquistas.”

Becas Laranjo - Antiga Aluna

In Arcádia

Torna-te sócio

AOS FINALISTAS

Caro aluno do Colégio de Lamego:

Brevemente terminarás uma importante fase da tua vida de estudante que vai ser determinante para o teu futuro como cidadão e como profissional.

O Colégio fará sempre parte da tua vida e à medida que nela fores avançando não deixarás de recordar os tempos presentes, as coisas boas, mas também as menos boas, as aulas, os exames que correm bem e os que correm mal, as brincadeiras, os jogos, os teus colegas, os teus professores, os senhores padres e restantes colaboradores.

O Colégio é isso mesmo. É esse conjunto de pessoas e de vivências que hoje dá conteúdo à tua formação e que te acompanhará no futuro.

Não deixarás nunca de ser aluno do Colégio de Lamego. No final do presente ano letivo subirás um degrau e passarás a antigo aluno do Colégio de Lamego. Mas sempre aluno…

Os antigos alunos também fazem parte do Colégio, prolongando-o e dignificando-o na sociedade, no âmbito das actividades desenvolvidas por cada um de nós.

Por isso mesmo vimos convidar-te a inscreveres-te na AAACL – Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamego, que tem como “objectivo principal o de manter e revigorar os laços de solidariedade que unem todos os antigos e actuais alunos do Colégio”.

 A AAACL precisa de ti e dos teus actuais colegas. A sua continuidade e o seu futuro, enquanto associação, dependem de vós.

Por isso os sócios da AAACL deliberaram isentar do pagamento da jóia e do pagamento de quotas, durante os primeiros 5 anos, os actuais alunos que se inscreverem na associação aquando da sua saída definitiva do Colégio.

Estamos certos de que aceitarás o nosso convite. Não tem quaisquer custos e bastará que preenchas a ficha de inscrição que juntamos e que a entregues na secretaria do Colégio.

Desejamos-te um bom final de ano letivo e uma vida inteira de sucessos.

Um abraço dos Orgãos Sociais da A.A.A.C.L.

 
 

Sponsor

Merchandising 

Contacte-nos e faça a sua encomenda

Livro

Visitas

Hoje 10

Semana 60

Mês 249

Total visitas 6498

Veja mais...