banner topo

Atividades Culturais

Sob a orientação da Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamego (A.A.A.C.L.), e com a prestimosa colaboração da Câmara Municipal de Tarouca, no mês de outubro foi levada a efeito uma sessão cultural de cariz monástica/beneditina.
A realização do evento teve lugar no Auditório Adácio Pestana que, simultaneamente, englobou uma exposição de pintura, da autoria do monge beneditino Pe. Paulino Luiz de Castro, subordinado ao tema "HOUVE UM HOMEM BENTO".
Usaram da palavra: Pe. Avelino Martins da Silva (osb) diretor do Colégio de Lamego e antigo aluno, Dr.ª Amélia de Albuquerque, Dr. José Pessoa e o autor da obra.
Este acontecimento cultural já foi levado pela A.A.A.C.L., às seguintes localidades:
- Lamego (2 vezes), Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Resende, Armamar, Barcelos, Mondim de Basto, Braga, Santo Tirso, Porto, Vila Nova de Foz Côa e Tarouca.

A A.A.A.C.L. patrocinou a publicação de um livro explicativo das pinturas cujo título também é "HOUVE UM HOMEM BENTO".

A A.A.A.C.L. tem também outra exposição, esta fotográfica, de um antigo aluno, Dr. Dinis Cortes, intitulada "DOURO PATROMÓNIO NATURAL".
A mesma já visitou:
- Lamego, Peso da Régua, Armamar, Mesão Frio, Sande (Lamego) e Vila Nova de Foz Côa e Mêda.
Sobre os temas expostos, palestrou sempre com brilhantismo o seu autor e querido amigo Dr. Dinis Cortes.
É justo dizê-lo que todas estas manifestações culturais, terminaram sempre com um porto de honra generosamente oferecido pelo vice presidente da A.A.A.C.L., Dr. Pedro Martha e pelas entidades que tão bem nos têm recebido. "BEM HAJAM".
Com estas iniciativas, todos vamos saciando as saudades "DO VELHO CASARÃO DA ORTIGOSA".
 
As exposições referidas podem ser apreciadas na antiga e saudosa "CASA DA QUINTA", agora recuperada e com o novo nome de "GALERIA BENEDITINA".
 
Mais se informa que a sede da Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamego (AAACL) terá lugar nesse novo espaço que será inaugurado no próximo dia 27 de Maio, aquando da festa do Antigo Aluno 2017.

Recordar é Viver

campeoes nacionais1973

AS PALAVRAS DO PE. POLICARPO BESSA, O.S.B.

HOMENEAGEADO

NO XXVI ANIVERSÁRIO DA AAACL

MEUS AMIGOS:

POR VOLTA DAS QUATRO HORAS, DA TARDE DO DIA QUATRO DE OUTUBRO DE 1965, ENTREI O PORTÃO PRINCIPAL DESTE MEU E VOSSO COLÉGIO DE LAMEGO PELA SEGUNDA VEZ NA MINHA VIDA.

DIGO PELA SEGUNDA VEZ, PORQUE TINHA ESTADO AQUI EM 24 DE AGOSTO DE 1952, PARA CANTAR NA CELEBRAÇÃO DA MISSA NOVA DO TAMBÉM, VOSSO CONHECIDO, PADRE BEDA.

O MEIO DE TRANSPORTE QUE USEI, FOI O ANTIGO, FUMARENTO E RONCEIRO COMBOIO DE PENAFIEL Á RÉGUA. DE MINHA CASA A PENAFIEL SERVI-ME DO “BURRINHO DE S. FRANCISCO” QUE ME DEMOROU PERTO DE HORA E MEIA, MESMO ANDANDO DEPRESSA. DA RÉGUA A LAMEGO, USEI OS VELHOS CALHAMBEQUES DA EAVT, QUE VINHAM ARFANDO, ULULANDO, COM O CORAÇÃO QUASE A ESTOIRAR PARA VENCER A SUBIDA, SOLTANDO ATRÁS DE SI OPACA NUVEM, MISTO DE FUMO E POEIRA. MAS CHEGÁMOS…

ESTAVA UMA TARDE SORUMBÁTICA, PARDACENTA, COM O CÉU E O SOL COMPLETAMENTE ESCONDIDOS COMO OS DESTINOS OBSCUROS DE VIDAS INCERTAS, DE CRUEIS OU ANGUSTIOSAS INCÓGNITAS.

AO ENTRAR AQUI NO COLÉGIO, ESTAVAM EM REUNIÃO O PADRE AGOSTINHO MACHADO E O PADRE DIRECTOR, D. TEODORO MONTEIRO, DE SAUDOSA E SANTA MEMÓRIA. LOGO ME DISSERAM QUAIS AS MINHAS ATRIBUIÇÕES NESTA CASA, QUE EU TEMIA DEVERAS. TEMIA, DISSE EU. POIS QUANDO D. GABRIEL DE SOUSA, ABADE DO MOSTEIRO DE SINGEVERGA, ME CHAMOU Á SUA CELA E ME PEDIU PARA VIR PARA AQUI, PARA O COLÉGIO DE LAMEGO, AJUDAR OS IRMÃOS QUE AQUI LABOTAVAM NA FORMAÇÃO DESTA JUVENTUDE, EU DEI-LHE UM ROTUNDO “NÃO”… PERGUNTOU-ME, NA SUA VOZ SUMIDA:

- MAS PORQUÊ?

- PORQUE SOU EXTREMAMENTE TÍMIDO. E DIZEM QUE, LÁ EM LAMEGO, OS ALUNOS SÃO AGRESSIVOS, MAL EDUCADOS E VIOLENTOS.

- OLHE QUE NÃO. ISSO SÃO VOZES. AS PALAVRAS VÃS LEVA-AS O VENTO.

- POIS É. MAS EU TEMO QUE SEJA VERDADE.

- OLHE, SÓ LHE DIGO ISTO: VÁ! SE SE DER BEM, DEIXE-SE ESTAR. SE AS COISAS CORREREM MAL, VENHA-SE EMBORA.

E AQUI ESTOU EU… DESDE ONTEM, PARECE-ME… E JÁ LÁ VÃO QUARENTA E…

MEUS AMIGOS: ESTOU A ESCREVER ANTES DE OUVIR AQUILO QUE SE VAI DIZER OU DISSE. MAS TUDO AGRADEÇO. O BEM QUE NÃO MEREÇO E O MAL QUE ME ASSENTA COMO UMA LUVA.

MAS EU QUERO, NA VOSSA PRESENÇA, LANÇAR UM OLHAR RETROSPECTIVO PARA A MINHA VIDA QUE CONVOSCO VIVI.

HUMILDEMENTE CONFESSO QUE PROCUREI, NÃO SEMPRE, MAS QUASE SEMPRE, FAZER TUDO DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL. TENHO A DIZER QUE MUITAS VEZES O CONSEGUI. MAS OUTRAS, MUITAS OUTRAS, NÃO LOGREI ATINGIR OS MÍNIMOS. ISSO ACONTECEU ASSIM, ORA POR FORÇA DAS CIRCUNSTÂNCIAS OU LIMITAÇÕES A QUE ESTAVA SUJEITO, ORA POR CULPA EXCLUSIVAMENTE MINHA.

FUI MUITAS VEZES DURO, PARA TENTAR SEGURAR O BARCO. MAS QUANDO UMA SAPATADA ERA INEVITÁVEL E ME SAÍA MAIS RÁPIDA DO QUE EU QUERIA, ARREPIAVA-ME TODO. PARA ESTA DUREZA QUE NÃO LOGREI REFREAR, PEÇO DESCULPA, PEÇO PERDÃO. MAS TAMBÉM VOS DEI E DOU TODO O AMOR QUE TINHA E TENHO DENTRO DE MIM. SE ME SACRIFIQUEI E VOS SACRIFIQUEI, FOI SÓ POR UMA RAZÃO: FAZER DE VÓS HOMENS, HOMENS COM LETRA GRANDE: HONRADOS, DIGNOS E DESENRASCADOS NA VIDA.

VIVEMOS MUITOS DIAS EM COMUM, COM HORAS LINDAS E LUMINOSAS QUE RECORDO COM MUITAS, MUITAS SAUDADES. E VIVEMOS HORAS MAIS ESCURAS, QUANDO AS MALANDRICES IMPENSADAS E IMPENSÁVEIS SURGIAM NO CENÁRIO QUOTIDIANO DESTA VIDA… ORA MÃE, ORA MADRASTA… E MADRASTA SEM PINTA DE CORAÇÃO.

PERDOAI-ME ESTE DESABAFO: O AMOR QUE SEMEASTES NO MEU CORAÇÃO AINDA NÃO MORREU NEM DEIXOU DE CRESCER. REZO TODOS OS DIAS POR VÓS, COMO FILHOS QUE GEREI NO SACRAMENTO DA VIDA QUE DEUS NOS CONCEDEU VIVER EM COMUM.

PARA OS VETERANOS VAI A MINHA AMIZADE, A MINHA ADMIRAÇÃO PELAS SUAS AMIGAS E CONSTANTES PRESENÇAS PARA TUDO E EM TODAS AS SITUAÇÕES.

PEÇO A DEUS QUE, COMO OS PROTEGEU NOS DIAS PRIMAVERIS, CHEIOS DE SOL E DE PROMESSAS, VOS ACOMPANHE E DEFENDA NOS DIAS E NOITES EM QUE AS NEVES BRANQUEJAM NOS ALTOS OUTEIROS, COLINAS OU MONTANHAS.

OBRIGADO! DEUS VOS ABENÇOE E ORIENTE AS VOSSAS VIDAS PELAS SENDAS DO SEU AMOR.

DESCULPAI A HUMILDADE DESTAS PALAVRAS QUE SÃO VERDADEIRAS E SAÍDAS DA MINHA ALMA QUE VOS QUER TODO O BEM…

COLÉGIO DE LAMEGO E DIA DO ANTIGO ALUNO, 31 DE MAIO DE 2008

POLICARPO BESSA

Torna-te sócio

AOS FINALISTAS

Caro aluno do Colégio de Lamego:

Brevemente terminarás uma importante fase da tua vida de estudante que vai ser determinante para o teu futuro como cidadão e como profissional.

O Colégio fará sempre parte da tua vida e à medida que nela fores avançando não deixarás de recordar os tempos presentes, as coisas boas, mas também as menos boas, as aulas, os exames que correm bem e os que correm mal, as brincadeiras, os jogos, os teus colegas, os teus professores, os senhores padres e restantes colaboradores.

O Colégio é isso mesmo. É esse conjunto de pessoas e de vivências que hoje dá conteúdo à tua formação e que te acompanhará no futuro.

Não deixarás nunca de ser aluno do Colégio de Lamego. No final do presente ano letivo subirás um degrau e passarás a antigo aluno do Colégio de Lamego. Mas sempre aluno…

Os antigos alunos também fazem parte do Colégio, prolongando-o e dignificando-o na sociedade, no âmbito das actividades desenvolvidas por cada um de nós.

Por isso mesmo vimos convidar-te a inscreveres-te na AAACL – Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamego, que tem como “objectivo principal o de manter e revigorar os laços de solidariedade que unem todos os antigos e actuais alunos do Colégio”.

 A AAACL precisa de ti e dos teus actuais colegas. A sua continuidade e o seu futuro, enquanto associação, dependem de vós.

Por isso os sócios da AAACL deliberaram isentar do pagamento da jóia e do pagamento de quotas, durante os primeiros 5 anos, os actuais alunos que se inscreverem na associação aquando da sua saída definitiva do Colégio.

Estamos certos de que aceitarás o nosso convite. Não tem quaisquer custos e bastará que preenchas a ficha de inscrição que juntamos e que a entregues na secretaria do Colégio.

Desejamos-te um bom final de ano letivo e uma vida inteira de sucessos.

Um abraço dos Orgãos Sociais da A.A.A.C.L.

 
 

Sponsor

Merchandising 

Contacte-nos e faça a sua encomenda

Livro

Visitas

Hoje 10

Semana 60

Mês 249

Total visitas 6498

Veja mais...