banner topo

 

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

 CONVOCATÓRIA

 

Nos termos dos Estatutos convoco os colegas a reuniram-se em assembleia-geral ordinária, no Colégio, no dia 11 de Novembro de 2017, pelas 10,30 horas, com a seguinte


ORDEM DE TRABALHOS


Ponto 1 – Apreciação e votação do Relatório e Contas da Gerência referentes ao Exercício de 2016/2017 e do parecer do Conselho Fiscal;

Ponto 2 – Outros assuntos de interesse para a Associação.


Lamego, 28 de Setembro de 2017


O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Manuel José Pinto de Sousa


Nota: A seguir à reunião terá lugar, como é habitual, o almoço. Agradece-se aos colegas que queiram participar no almoço o favor de se inscreverem com antecedência.


Telemóveis para marcação:

Adriano Lacerda – 965811886

Venâncio – 969884733

Pedro Martha – 937083908

Artur Saraiva Pinto -  967043770

José Alberto Soares Marques - 917509199

Manuel Pinto Sousa – 939558610

Paulo Dolores - 917510252

 


 

  

35.º Aniversário: Uma imagem vale mais que mil palavras!

Clique na fotografia para ver a reportagem fotográfica...


 

Atividades Culturais

Sob a orientação da Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamego (A.A.A.C.L.), e com a prestimosa colaboração da Câmara Municipal de Tarouca, no mês de outubro foi levada a efeito uma sessão cultural de cariz monástica/beneditina.
A realização do evento teve lugar no Auditório Adácio Pestana que, simultaneamente, englobou uma exposição de pintura, da autoria do monge beneditino Pe. Paulino Luiz de Castro, subordinado ao tema "HOUVE UM HOMEM BENTO".
Usaram da palavra: Pe. Avelino Martins da Silva (osb) diretor do Colégio de Lamego e antigo aluno, Dr.ª Amélia de Albuquerque, Dr. José Pessoa e o autor da obra.
Este acontecimento cultural já foi levado pela A.A.A.C.L., às seguintes localidades:
- Lamego (2 vezes), Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Resende, Armamar, Barcelos, Mondim de Basto, Braga, Santo Tirso, Porto, Vila Nova de Foz Côa e agora na cidade de Tarouca.

A A.A.A.C.L. patrocinou a publicação de um livro explicativo das pinturas cujo título também é "HOUVE UM HOMEM BENTO".

A A.A.A.C.L. tem também outra exposição, esta fotográfica, de um antigo aluno, Dr. Dinis Cortes, intitulada "DOURO PATROMÓNIO NATURAL".
A mesma já visitou:
- Lamego, Peso da Régua, Armamar, Mesão Frio, Sande (Lamego) e Vila Nova de Foz Côa.
Sobre os temas expostos, palestrou sempre com brilhantismo o seu autor e querido amigo Dr. Dinis Cortes.
É justo dizê-lo que todas estas manifestações culturais, terminaram sempre com um porto de honra generosamente oferecido pelo vice presidente da A.A.A.C.L., Dr. Pedro Martha e pelas entidades que tão bem nos têm recebido. "BEM HAJAM".
Com estas iniciativas, todos vamos saciando as saudades "DO VELHO CASARÃO DA ORTIGOSA".
 
As exposições referidas podem ser apreciadas na antiga e saudosa "CASA DA QUINTA", agora recuperada e com o novo nome de "GALERIA BENEDITINA".
 
Mais se informa que a sede da Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamego (AAACL) terá lugar nesse novo espaço que será inaugurado no próximo dia 27 de Maio, aquando da festa do Antigo Aluno 2017.

Pe. POLICARPO, O.S.B.

"O BONDOSO"

 

pe policarpo

Senhor Padre Prior e Director do Colégio de Lamego

Senhor Vice-Presidente da Assembleia Geral da AAACL

Senhor Presidente da Direcção da AAACL

Senhores Padres;

Senhores e Senhoras Professoras;

Meus Caros Colegas;

Senhoras e Senhores;

Sejam bem vindos ao nosso Colégio e a mais um Dia do Antigo Aluno.

Hoje prestamos homenagem ao nosso querido Pe. Policarpo, O.S.B. “O Bondoso”.

Pediram-me para tecer algumas palavras nesta sua justa homenagem que aceitei e de bom grado.

E começaria por referir algumas das principais características que definem o nosso homeneageado – Pe. Policarpo: Lealdade,  Respeito, Humildade e Sabedoria.

A lealdade é um dos pilares que sustentam o real valor do homem e quatro coisas deve o educador ter sempre em mente: os seus conhecimentos, a sua conduta, a sua integridade e a sua lealdade.

Ora, estes atributos, sem qualquer margem de dúvida fazem parte do carácter e personalidade do Pe. Policarpo.

Como a maioria dos alunos do nosso Colégio, principalmente, os mais antigos, chegámos a esta Instituição com cerca de 11 anos de idade e eu fui um deles. Estávamos na década de 60 / 70. Todos nós eramos, passe, a expressão, uma “ pedra bruta “ que necessitava de ser cinzelada, educada e formada.

E, desde logo, ficamos com as nossas referências. Uma dessas grandes referências foi, sem sombra de dúvida, o nosso querido Pe. Policarpo.

É um Homem bondoso, sempre encontrou soluções justas e sensatas para os problemas do dia-a-dia com que nos deparávamos na nossa juventude e na caminhada para o futuro.

Sempre conseguiu ao longo dos anos manter e preservar uma postura de bondade. Preferia dar uma palavra amiga do que um castigo. E essa era uma das suas formas adoptadas de corrigir quem praticava um erro ou infringia uma regra de educação.

Sempre reservou e continua a reservar um lugar proeminente para a lealdade e a sinceridade que residem numa perfeita identidade. E o Pe. Policarpo, consegue preservar essa lealdade que é um dos pilares que sustentam o real valor do homem.

Há horas em que o homem está cheio de angústia e revela ao amigo coisas que até aí dissimulou com muito cuidado; a alma sente-se então levada irresistivelmente a comunicar-se toda inteira, a abrir mesmo as suas profundezas íntimas ao amigo, para que cresça a sua amizade por nós. Ora aqui está um dos grandes atributos do Pe. Policarpo: O saber ouvir, o saber aconselhar, o saber educar, o saber respeitar, o ser um verdadeiro amigo.

O Pe. Policarpo tem outras virtudes - a humildade e a solidariedade, que traduzem a procura e o respeito da dignidade individual de cada um de nós. Quando o homem pondera a respeito da conduta a seguir, termina por preferir sempre a via da moderação.

E tal como dizia Pitágoras, “ a primeira lei do homem deve ser o respeito de si mesmo “.

O sentido real que se pode encontrar para uma vida feliz é ser honesto e leal com a sua própria consciência. É poder deitar a cabeça no travesseiro sem sentir que ficou devendo algo a alguém ou, o que é pior, a si próprio.

O Pe. Policarpo, como formador e condutor de Homens, neste Colégio, dá-nos o exemplo.

Foi e é o nosso perfeito, professor e amigo.

Continua com a mesma postura de sempre.

Que Deus o preserve por muitos e muitos anos.

Deste homem, um dia rezará a história deste Colégio pela forma conseguida de ter tido sempre no nosso seio um Homem bondoso, respeitado, sabedor, humilde e muito amigo de todos nós.

Pe. Policarpo, pela minha parte, pela nossa Associação de Antigos Alunos ( AAACL ) e por toda esta vasta plateia de convidados lhe manifestamos um profundo agradecimento pelo seu elevado carácter como Homem, como Padre e como Educador.

Obrigado

Manuel Dória Vilar ( ex-aluno)

31 de Maio de 2008

AOS FINALISTAS

Caro aluno do Colégio de Lamego:

Brevemente terminarás uma importante fase da tua vida de estudante que vai ser determinante para o teu futuro como cidadão e como profissional.

O Colégio fará sempre parte da tua vida e à medida que nela fores avançando não deixarás de recordar os tempos presentes, as coisas boas, mas também as menos boas, as aulas, os exames que correm bem e os que correm mal, as brincadeiras, os jogos, os teus colegas, os teus professores, os senhores padres e restantes colaboradores.

O Colégio é isso mesmo. É esse conjunto de pessoas e de vivências que hoje dá conteúdo à tua formação e que te acompanhará no futuro.

Não deixarás nunca de ser aluno do Colégio de Lamego. No final do presente ano lectivo subirás um degrau e passarás a antigo aluno do Colégio de Lamego. Mas sempre aluno…

Os antigos alunos também fazem parte do Colégio, prolongando-o e dignificando-o na sociedade, no âmbito das actividades desenvolvidas por cada um de nós.

Por isso mesmo venho convidar-te a inscreveres-te na AAACL – Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamego, que tem como “objectivo principal o de manter e revigorar os laços de solidariedade que unem todos os antigos e actuais alunos do Colégio”.

 A AAACL precisa de ti e dos teus actuais colegas. A sua continuidade e o seu futuro, enquanto associação, dependem de vós.

Por isso os sócios da AAACL deliberaram isentar do pagamento da jóia e do pagamento de quotas, durante os primeiros 5 anos, os actuais alunos que se inscreverem na associação aquando da sua saída definitiva do Colégio.

Estou certo de que aceitarás o meu convite. Não tem quaisquer custos e bastará que preenchas a ficha de inscrição que junto e que a entregues na secretaria do Colégio.

Desejo-te um bom final de ano lectivo e uma vida inteira de sucessos.

Um abraço dos Orgãos Sociais da A.A.A.C.L.

 
 

Sponsor

Merchandising 

Contacte-nos e faça a sua encomenda

Livro

Visitas

Hoje 7

Semana 69

Mês 262

Total visitas 4337

Veja mais...