banner topo

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

CONVOCATÓRIA

Nos termos dos Estatutos convoco os colegas a reuniram-se em assembleia-geral ordinária, no Colégio, no dia 11 de Novembro de 2017, pelas 10,30 horas, com a seguinte

ORDEM DE TRABALHOS

Ponto 1 – Apreciação e votação do Relatório e Contas da Gerência referentes ao Exercício de 2016/2017 e do parecer do Conselho Fiscal;

Ponto 2 – Outros assuntos de interesse para a Associação.

Lamego, 28 de Setembro de 2017

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Manuel José Pinto de Sousa

Nota: A seguir à reunião terá lugar, como é habitual, o almoço. Agradece-se aos colegas que queiram participar no almoço o favor de se inscreverem com antecedência.

Telemóveis para marcação:

Adriano Lacerda – 965811886

Venâncio – 969884733

Pedro Martha – 937083908

Artur Saraiva Pinto -  967043770

José Alberto Soares Marques - 917509199

Manuel Pinto Sousa – 939558610

Paulo Dolores - 917510252

35.º Aniversário: Uma imagem vale mais que mil palavras!

Clique na fotografia para ver a reportagem fotográfica...

Atividades Culturais

Sob a orientação da Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamego (A.A.A.C.L.), e com a prestimosa colaboração da Câmara Municipal de Tarouca, no mês de outubro foi levada a efeito uma sessão cultural de cariz monástica/beneditina.
A realização do evento teve lugar no Auditório Adácio Pestana que, simultaneamente, englobou uma exposição de pintura, da autoria do monge beneditino Pe. Paulino Luiz de Castro, subordinado ao tema "HOUVE UM HOMEM BENTO".
Usaram da palavra: Pe. Avelino Martins da Silva (osb) diretor do Colégio de Lamego e antigo aluno, Dr.ª Amélia de Albuquerque, Dr. José Pessoa e o autor da obra.
Este acontecimento cultural já foi levado pela A.A.A.C.L., às seguintes localidades:
- Lamego (2 vezes), Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Resende, Armamar, Barcelos, Mondim de Basto, Braga, Santo Tirso, Porto, Vila Nova de Foz Côa e agora na cidade de Tarouca.

A A.A.A.C.L. patrocinou a publicação de um livro explicativo das pinturas cujo título também é "HOUVE UM HOMEM BENTO".

A A.A.A.C.L. tem também outra exposição, esta fotográfica, de um antigo aluno, Dr. Dinis Cortes, intitulada "DOURO PATROMÓNIO NATURAL".
A mesma já visitou:
- Lamego, Peso da Régua, Armamar, Mesão Frio, Sande (Lamego) e Vila Nova de Foz Côa.
Sobre os temas expostos, palestrou sempre com brilhantismo o seu autor e querido amigo Dr. Dinis Cortes.
É justo dizê-lo que todas estas manifestações culturais, terminaram sempre com um porto de honra generosamente oferecido pelo vice presidente da A.A.A.C.L., Dr. Pedro Martha e pelas entidades que tão bem nos têm recebido. "BEM HAJAM".
Com estas iniciativas, todos vamos saciando as saudades "DO VELHO CASARÃO DA ORTIGOSA".

As exposições referidas podem ser apreciadas na antiga e saudosa "CASA DA QUINTA", agora recuperada e com o novo nome de "GALERIA BENEDITINA".

Mais se informa que a sede da Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamego (AAACL) terá lugar nesse novo espaço que será inaugurado no próximo dia 27 de Maio, aquando da festa do Antigo Aluno 2017.

CARTA ABERTA E PROGRAMA

DO DIA DO ANTIGO ALUNO

paulo dolores

DIAS 29 E 30 DE MAIO DE 2009 COMEMORAÇÃO DOS 150 ANOS DA FUNDAÇÃO

DO COLÉGIO DE LAMEGO

LAMEGO, MARÇO DE 2009

Meus caros: O nosso colégio comemora este ano os 150 anos da sua fundação. Provavelmente é a Instituição de Ensino Privado mais antiga do País. O tricinquentenário do Colégio merece ser assinalado com a dignidade correspondente ao prestígio granjeado ao longo dos tempos e que é reconhecido pela comunidade portuguesa. Como é sabido, são inúmeras as gerações de alunos que passaram pelos bancos do Colégio e que o continuaram e continuam fora dos seus muros. Através dessas gerações de alunos, o Colégio projecta-se na sociedade civil e desse modo contribui para o seu desenvolvimento. Muitos alunos ficaram para sempre ligados ao Colégio e reconhecem sempre a influência decisiva que o mesmo teve nas suas vidas pessoais e profissionais. Muitos não seriam o que são hoje, se não tivessem bebido os ensinamentos, nos seus mais variados aspectos, que lhes foram ministrados enquanto frequentaram o “vetusto casarão da Ortigosa”. Falo por experiência própria… Este ano o Dia do Antigo Aluno, cujo programa de dois dias poderás ver ao lado, vai constituir o ponto alto das comemorações dos 150 anos do Colégio. Tu, meu caro colega, desta vez não podes faltar. Será uma falha enorme da tua parte se não estiveres presente nesta data de tão grande significado para todos nós.  Chegou a hora de todos retribuirmos um pouco do muito que o Colégio nos deu.  E como podes retribuir? Desde logo, comparecendo no Dia Do Antigo Aluno. Depois desafiando os colegas da tua geração para te acompanharem nesse Dia. Mas podes fazer mais. E é por isso que te escrevo… Este ano, como compreenderás, os festejos vão exigir maiores despesas do que aquelas que normalmente são efectuadas por ocasião do Dia do Antigo Aluno. Não poderás contribuir com um donativo à medida das tuas possibilidades? Diria mesmo, das possibilidades que o Colégio te deu? Ou ajudou a dar?... Peço desculpa por esta pergunta. Mas ela não é só para ti. Também é para a tua consciência, com quem eu sei que falas muito… Se quiseres responder positivamente, como espero, podes fazê-lo directamente para o Colégio ou então para o NIB da AAACL: NIB 003300000012517054705. Bem hajas e até ao Dia do Antigo Aluno. Paulo Dolores Presidente da Direcção da AAACL

AOS FINALISTAS

Caro aluno do Colégio de Lamego:

Brevemente terminarás uma importante fase da tua vida de estudante que vai ser determinante para o teu futuro como cidadão e como profissional.

O Colégio fará sempre parte da tua vida e à medida que nela fores avançando não deixarás de recordar os tempos presentes, as coisas boas, mas também as menos boas, as aulas, os exames que correm bem e os que correm mal, as brincadeiras, os jogos, os teus colegas, os teus professores, os senhores padres e restantes colaboradores.

O Colégio é isso mesmo. É esse conjunto de pessoas e de vivências que hoje dá conteúdo à tua formação e que te acompanhará no futuro.

Não deixarás nunca de ser aluno do Colégio de Lamego. No final do presente ano lectivo subirás um degrau e passarás a antigo aluno do Colégio de Lamego. Mas sempre aluno…

Os antigos alunos também fazem parte do Colégio, prolongando-o e dignificando-o na sociedade, no âmbito das actividades desenvolvidas por cada um de nós.

Por isso mesmo venho convidar-te a inscreveres-te na AAACL – Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamego, que tem como “objectivo principal o de manter e revigorar os laços de solidariedade que unem todos os antigos e actuais alunos do Colégio”.

A AAACL precisa de ti e dos teus actuais colegas. A sua continuidade e o seu futuro, enquanto associação, dependem de vós.

Por isso os sócios da AAACL deliberaram isentar do pagamento da jóia e do pagamento de quotas, durante os primeiros 5 anos, os actuais alunos que se inscreverem na associação aquando da sua saída definitiva do Colégio.

Estou certo de que aceitarás o meu convite. Não tem quaisquer custos e bastará que preenchas a ficha de inscrição que junto e que a entregues na secretaria do Colégio.

Desejo-te um bom final de ano lectivo e uma vida inteira de sucessos.

Um abraço dos Orgãos Sociais da A.A.A.C.L.

Merchandising

Contacte-nos e faça a sua encomenda

Livro

Visitas